Guia do PRIMON CONCURSOS Para Ser Aprovado em 2019!

Ótimas dicas para Concurso Público 2019 – Muitos concurseiros de plantão se sentem simplesmente perdidos na hora de estudar para os concursos.

E não é pra menos. São tantas matérias, dúvidas e macetes necessários que a cabeça parece dar um nó, não é mesmo?

Mas fique tranquilo. O Primon Concursos vai guiar você e explicar como fazer para ser aprovado em concurso público 2019!

Esse guia vai trazer uma síntese de tudo que é preciso para obter sucesso no mundo dos concursos. Ele certamente contribuirá para a sua jornada rumo à aprovação. Especialmente se você se sente um pouco desorientado, cansado e perdido.

Afinal de contas, há momentos em que nos damos por conta que mesmo estudando muito, parecemos não aprender nada. E sentir isso é completamente normal. Contudo, pode ser superado.

Este guia do Primon Concursos ajudará tanto novatos como os mais experientes em cursos preparatórios para concursos. Isso porque o foco estará no estudo eficiente: aquele no qual você tem certeza que está, de fato, aprendendo.

Uma boa leitura e aproveite essas super dicas com atenção!

Concurso Público 2019: Aonde você quer chegar?

A resposta para a pergunta que intitula este tópico parece muito óbvia. Aonde todo concurseiro quer chegar? Na aprovação, é claro! Ninguém estuda para ser reprovado.

No entanto, se você não tiver objetivos bem claros, nem sequer saberá se está seguindo a trajetória que realmente quer. Estudar sem ter metas bem claras pode representar uma tremenda perda de tempo.

Direcione seu foco e esforços em prol do destino aonde você realmente quer chegar.

Planeje-se e estipule prazos. Pode ter certeza que isso ajudará muito para que você se sinta mais autoconfiante e com as energias direcionadas ao que mais interessa.

Concurso Público 2019

Tenha motivação: técnicas exclusivas para manter o foco

Estipular objetivos, por si só, já é uma atitude que contribui para a sua motivação. Contudo, não se deixe abater pelo cansaço e procure se manter animado.

Para auxiliar você nesse desafio, o Primon Concursos sugere algumas técnicas muito válidas para seus alunos. Você vai ter acesso a esses métodos com exclusividade. Olhe só:

→ Registre seus avanços: reconhecer o quanto você avançou é fundamental. Ao final do seu dia de estudos, faça uma lista das coisas que você aprendeu. Sempre que se sentir desmotivado, relembre todas as conquistas que já teve;

→ Cuide do corpo e da mente: um corpo e uma mente que estão sobrecarregados, não terão a mesma motivação e capacidade de aprendizado habitual. Faça uma higiene do sono e descanse as horas necessárias todas as noites, isso vai ajudar na sua disposição para o dia seguinte;

→ Use e abuse da gamificação: a gamificação consiste em enfrentar desafios com os mesmos princípios dos videogames. No contexto dos concurseiros, isso significa lidar com missões e recompensas na hora de estudar. Por exemplo: quando concluir todos os exercícios, pode ficar 15 minutinhos nas redes sociais.

Mantenha o ritmo dos estudos

Se você tem dificuldades em manter o hábito nos estudos, contar com o apoio de um cursinho preparatório pode ser uma saída.

Afinal de contas, sem manter um ritmo constante é muito improvável que você conseguirá a aprovação e/ou uma boa colocação em um concurso público.

Faça o teste e pergunte para qualquer pessoa que passou em um concurso concorrido o que ela fez para alcançar o objetivo. Provavelmente, a resposta que você vai receber é: “eu estudei com afinco todos os dias”.

Dedique um tempo diário para o seu preparo. E, é claro, conte com o suporte do Primon Concursos nessa tarefa. O conhecimento é uma construção constante, faça dos estudos uma rotina.

Tenha um local apropriado para estudar

Quando um atleta se prepara para uma competição olímpica, onde ele se prepara? Em um ginásio que possua as condições adequadas e os materiais necessários para as atividades que serão desenvolvidas, certo?

No mundo dos concursos públicos, é exatamente da mesma maneira que as coisas funcionam.

Você precisa de um cantinho para os estudos. Ele deve ser silencioso, bem iluminado, com todo o material que você precisa à mão e que não deixe você sujeito a distrações.

Por mais que você ache que consegue conciliar a televisão ligada com a apostila na mão, é bem improvável que seu cérebro consiga permanecer 100% focado.

Nossos sentidos captam tudo que está à nossa volta. Portanto, não deixe a desejar nesse quesito.

Mais uma vez, o Primon Concursos é um aliado na sua rotina de estudos para passar no concurso público 2019 que você quiser!

Equilibre estudos e revisões

Uma dúvida de muitos concurseiros do Primon Concursos diz respeito a quantas horas devem ser dedicadas por dia para os estudos. Isso é muito relativo e também depende da sua disponibilidade. Quanto mais, melhor. Mas sem exageros, ok?

Respeite sua individualidade. Não se preocupe com quantas horas o seu colega estuda. Planeje-se para estar dedicado ao aprendizado no seu próprio tempo, desde que esteja mantendo o cronograma compatível com os seus objetivos.

Além disso, reserve um período para revisões. Se de tempos em tempos você não retomar o conteúdo que já foi visto, ele simplesmente escapa da sua memória.

Isso acontece porque o cérebro tende a “deletar” informações armazenadas que não são utilizadas frequentemente.

Uma das técnicas mais conhecidas de revisão nos estudos foi proposta pelo psicólogo e pesquisador Tony Buzan. Ele diz que a memorização acontece quando revisamos conteúdos com uma certa periodicidade. A recomendação dele é:

→ 10 minutos depois de estudar aquela matéria;

→ Repetir 1 dia depois;

→ Repetir 1 semana depois;

→ Repetir 1 mês depois;

→ Repetir 6 meses depois.

Essa técnica é muito interessante e você pode aperfeiçoá-la ao seu próprio modo. Afinal, aprender a aprender também é necessário.

Finalizando…

Chegamos ao fim deste guia do Primon Concursos rumo à aprovação em seu Concurso Público 2019.

Esperamos que as dicas tenham sido úteis e que elas inspirem você a aprimorar seus estudos.

Caso tenha dúvidas ou sugestões, basta comentar. Ficaremos felizes com a sua interação.

Um abraço do pessoal do Primon Concursos e agora é com você!